Dicas do Silvino

Prezado Pedro César ,
Eu sou proprietário de um Safari 87 há 3 anos andei aproximadamente 15000 km e posso dar um depoimento que , certamente , será acompanhado por outros safaristas : o projeto original do Safari é excelente e nada do que se fizer para altera-lo terá uma boa relação custo x benefício , o importante para o bom desempenho deste RV é uma boa manutenção dos seus componentes mecânicos , ou seja , motor , suspensão , freios e transmissão , tudo originalmente mantido e bem conservado . A instabilidade a 80/90 km/h pode ter como causa pneus diagonais , pneus radiais mal calibrados , suspensão cansada (barras de torção,amortecedores vencidos ) , sistema (caixa de direção e demais componentes ) de direção com folgas , cambagem errada e mal alinhada , etc.
Este RV tem o Peso Bruto Total (PBT) no limite da sua capacidade, fato este que nos obriga a ter muita parcimônia quando formos escolher as nossas tralhas de viagem , levando o mínimo de objetos necessário para o nosso conforto e bem estar , evitando sobrecarrega-lo com inutilidades . Deste modo , este motor original ( pouco potente , mais com um conjunto mecânico com um excelente torque ) enfrentará todas as estradas e caminhos com bastante facilidade e será econômico levando-se em conta custo de hospedagem , manutenção mecânica , pedágios , IPVA , seguro , estacionamento , mobilidade (utilização como carro de passeio) , etc,etc,etc… Para sua informação , um Safari com manutenção em dia , bem regulado e bem conduzido consome em média de 8,5 a 9,0 km/litro de gasolina.
Quanto ao climatizador é um ótimo investimento , eu aconselho a adquiri-lo com o reservatório interno , será menos um espaço gasto tanto interna quanto externamente , pois o seu sistema de enchimento é prático e o volume acumulado dá para muitas horas . Procure parar para pernoite em postos de rede ( como a Graal ) ou que tenham muitos caminhoneiros estacionados e com o funcionamento 24 horas , são bem seguros. Espero ter ajudado e parabéns pelo seu Safari.
Abração Silvino

Esta entrada foi publicada em A Safari. Adicione o link permanente aos seus favoritos.